UM ESTUDO À DISTÂNCIA E INDIVIDUALIZADO

A Bússola proporcionará ajuda multimédia aos estudantes do 3º ciclo e do ensino secundário que, por opção (ensino doméstico), ou por problemas de saúde, não frequentam a escola.


Possibilitará um canal de transmissão direto entre o professor e o aluno.


Forma de funcionamento:


1º. O aluno ou o Encarregado de Educação deverão enviar um email para geografiaemcasa@gmail.com manifestando vontade de aderir a este projeto.

2º. Em resposta receberão um convite para partilhar uma pasta de Dropbox onde será colocado, ao longo do ano letivo e, à medida da evolução de cada aluno, o material que servirá de apoio ao estudo da disciplina de Geografia.

3º. A evolução do aluno será verificada através de questionários apropriados. As dúvidas que forem surgindo, ou algum esclarecimento extra, serão resolvidos via email.

4º. Este projeto é gratuito.


Porquê um blog?


Porque é um espaço facilmente acessível, cuja estrutura permitirá por um lado dar a conhecer o projeto e permitir o encaminhamento dos alunos, mas também disponibilizar curiosidades geográficas que pretendem dar a conhecer particularidades do Mundo em que vivemos e que podem, de algum modo, enriquecer culturalmente os jovens e satisfazer a sua curiosidade.

11/09/2015

MAIS UMA VEZ A CARTOGRAFIA

Em 20 de outubro passado referi, neste blog, que a feitura de um mapa não é ingénua, sofrendo influências políticas, económicas e sociais diversas. A seleção do(s) mapa(s) que se pretende usar num trabalho, artigo de opinião e até num blog, também não é ingénua. Em http://www.buzzfeed.com/tomchivers/18-cartes-qui-vont-vous-faire-voir-le-monde-autrement#.opep7Y4QV5, Tom Chivers anuncia que a nossa visão do Mundo vai mudar após a observação dos 18 mapas que ele selecionou. Os temas cartografados são os mais diversos: desde a taxa de homicídios, à diferença entre a hora oficial e a hora solar; das cidades com mais de 100.000 habitantes, à frequência de cabelos loiros. Dos mapas apresentados uns são mais antigos e outros mais recentes; alguns conhecidos, outros não. No entanto, um deles prendeu a minha atenção - o décimo oitavo. Pretende mostrar os resultados de uma sondagem em que se pedia às pessoas que enunciassem qual o país que constitui a maior ameaça à Paz Mundial. Há aqueles que têm inimigos ancestrais (Japão, Alemanha,…); os que “ganharam” inimigos após a descolonização (Índia),… Dois países, no entanto, reúnem um grande consenso. Adivinhe quais são:



No comments:

Post a Comment